Naturoterapia

Manutenção e restauração da saúde e beleza através de técnicas naturais como:

Trofoterapia - tratamento por meio dos alimentos

Hidroterapia - tratamento através da água

Fitoterapia - tratamento através de plantas

Geoterapia - tratamento usando argilas

Helioterapia - tratamento através do sol

Terapias naturais que promovem uma desintoxicação e/ou equilíbrio do organismo como um todo de dentro para fora.



Trofoterapia - Trofos – prefixo grego que indica nutrição.
 
 

Trofoterapia é o ramo da naturopatia que emprega a alimentação correta e balanceada na cura das enfermidades e prevenção da saúde. Usada cada vez mais também na manutenção da beleza e longevidade.

Alguns estudos comprovam que 70% das enfermidades são devidas à má alimentação e aos hábitos alimentares errados. Não só o peixe morre pela boca, o homem também!

“Que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina.”

                                                            (Hipócrates - Pai da medicina.)



Hidroterapia - Tratamento por meio da água.
 
 

O corpo humano apresenta aproximadamente dois terços do seu peso constituído de elemento líquido.

A água desempenha um papel relevante no metabolismo. Podemos passar vários dias sem comida, mas sem água não. A água é um elemento indispensável à purificação. A doença pode ser encarada como uma “sujeira interna”, e como a sujeira se lava com água é simples raciocinar que esta é essencial para purificação do corpo. Ela dissolve impurezas e as elimina, dá vitalidade e equilíbrio ao sistema nervoso, regulariza todo o organismo, além de ajudar a desintoxicar e aliviar o cansaço físico e mental.

A água é usada na terapêutica natural em seus três estados: sólido (compressas de gelo), líquido (vários tipos de banhos e compressas) e gasoso (sauna, vapor local e inalação).



Geoterapia - Uso da terra ou argila na terapêutica.
 
 

Os povos antigos conheciam as grandes propriedades da terra, tanto que a utilizavam como remédio interno e externo. A civilização moderna nos desviou da natureza para usarmos cada vez mais produtos artificiais, deixando de lado, com grande prejuízo, este elemento tão importante para nossa saúde.

A terra tira a febre de nosso organismo, tira dores, é um perfeito calmante dos nervos, tem propriedades de recuperar células doentes e de extrair do organismo impurezas, purificando-o. Um excelente cicatrizante e tem ação antibacteriana.
 

 
Fitoterapia - Curar e preservar a saúde por meio das plantas.
 
 
As plantas têm importantes virtudes para purificar o organismo e expelir toxinas, suprem a carência de algumas vitaminas e minerais, estimulam a ação de alguns órgãos e normalizam o funcionamento do organismo.
As plantas podem ser usadas de várias maneiras: chás, doses, compressas e fomentação. A própria UNESCO tem estimulado programas mundiais de pesquisa neste campo. Vários médicos alopatas têm adotado as plantas com grande proveito na cura de inúmeras moléstias.

 
Helioterapia - Tratamento pela luz solar.
 
 
A luz do sol é resultado da superposição de raios infravermelhos e ultravioletas. Ambas as radiações são absorvidas pelo corpo humano e lhe são benéficas, quando bem dosadas. Para obter o efeito terapêutico devem ser observadas algumas regras quanto ao horário, tempo de exposição, tipo de banho de sol mais adequado para moléstia, contraindicações e local do corpo que deverá receber a radiação.
Inúmeras doenças poderiam ser evitadas mediante essa prática. A luz solar, principalmente os raios ultravioletas, é germicida, ou seja, um excelente desinfetante. Em contato com a pele, a luz atua no sistema nervoso. O sol é indispensável à vida.